(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Desastre' é escolhido o ideograma símbolo de 2018 no Japão

Kanji se refere ao ano em que muitas catástrofes naturais atingiram o país


postado em 12/12/2018 12:19 / atualizado em 12/12/2018 13:11

(foto: JIJI PRESS / AFP)
(foto: JIJI PRESS / AFP)

Os japoneses elegeram o ideograma ("kanji") que se lê como "sai" e significa "desastre" para simbolizar 2018, um período marcado por várias catástrofes naturais - anunciou nesta quarta-feira (12) a associação de promoção dos kanji, que organiza a votação todos os anos.


O mencionado kanji foi um dos mais usados este ano na imprensa, depois das fortes chuvas, ondas de calor, tufões, terremotos e deslizamentos de terra que castigaram o país.


Durante esta votação, da qual participaram 193.214 pessoas, 20.858 (algo em torno de 11%) optaram por este kanji.


O segundo lugar, com 8,3% dos votos, foi para o caractere "hei", que significa "paz, igualdade" e com o qual começa o nome da era imperial vigente, "heisei", ou "ápice da paz" (em tradução livre).


A era heisei, que dura desde 1989, termina no final de abril de 2019, com a abdicação do imperador Akihito. Ainda não se sabe o nome da próxima era, a de seu primogênito e sucessor Naruhito.


Em 2017, os japoneses elegeram o ideograma "norte", pelos avanços dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte. Dois mísseis de teste norte-coreanos chegaram a sobrevoar o território japonês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)