(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menina síria que nasceu sem pernas troca latas de conserva por prótese

Maya Merhi sofre de uma má-formação congênita, que herdou do pai desde que nasceu


postado em 10/12/2018 08:59 / atualizado em 10/12/2018 09:34

(foto: Aaref WATAD / AFP)
(foto: Aaref WATAD / AFP)

A síria Maya Merhi, de oito anos e nascida sem pernas, tinha de se deslocar com uma prótese improvisada feita com latas de conserva pelo pai, mas agora pode caminhar, graças a pernas artificiais e a um tratamento recebido na Turquia.


Maya nasceu sem pernas, devido a uma má-formação congênita herdada do pai.


As fotos da pequena em um acampamento de deslocados na Síria deram a volta ao mundo em junho, em um contexto de conflito devastador nesse país.


Nas imagens, também divulgadas pela AFP, via-se a pequena avançando praticamente rente ao chão, com a ajuda de próteses feitas por seu pais com latas de conserva e tubos de plástico.


Devido ao desgaste, substituía as latas uma vez por semana, e o plástico, uma vez ao mês.


O efeito provocado pelas imagens levou o Crescente Vermelho turco a levar Maya e seu pai para Istambul, onde um médico ortoprotésico que havia visto um vídeo nas redes sociais assumiu o custo das próteses.


Depois de cinco meses na Turquia para receber cuidados e aprender a usar as próteses, Maya Merhi voltou no sábado para o acampamento de Serjilla. Agora, anda pelos rochosos caminhos com tênis rosa, combinando com o casaco.


"Fiquei muito feliz quando a vi andando", disse seu padre, Mohamed Merhi, sentado em sua improvisada barraca de campanha.


"Toda família e nossos parentes estão felizes", acrescentou ele, com voz suave, ao lado da filha, que sorri timidamente.


O pai de Maya também ganhou próteses, mas reconhece que ainda é difícil usá-las.

(foto: Aaref WATAD / AFP)
(foto: Aaref WATAD / AFP)


Originários da região de Aleppo, pai e filha tiveram de se deslocar para a província rebelde de Idlib quando os combates da guerra civil síria começaram a causar estragos cada vez mais perto.


Sentada em sua barraca, sobre um colchão colocado direto no chão, a menina retira e volta a colocar suas pernas artificiais, mostrando uma estrutura de plástico decorada com a bandeira turca.


"No início, era difícil se acostumar. Ela caminhava sobre latas de conserva e, de repente, se viu no alto das novas próteses", conta seu tio Hussein Merhi, que os acompanhou na viagem à Turquia.


"Ela caía, como uma criança pequena quando aprende a andar", lembra.


Agora, às vezes com a ajuda de muletas, Maya pode brincar com as outras crianças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)