(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peruanos aprovam fim da reeleição para congressistas


postado em 10/12/2018 06:35

Os peruanos aprovaram no domingo uma medida que impede a reeleição de todos os membros do Congresso em 2021 em um referendo sobre reformas constitucionais propostas pelo presidente Martín Vizcarra para combater a corrupção.

Um total de 78,34% dos eleitores aprovaram o fim da reeleição dos parlamentares e 81,55% foram contrários ao retorno do Congresso bicameral, como desejava o presidente Vizcarra, de acordo com a apuração de 55,69% das urnas.

Apenas 13,48% votaram a favor da reeleição dos congressistas, de acordo com o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE).

O resultado significa que em 28 de julho de 2021 todos os 130 integrantes do Congresso unicameral peruano perderão seus mandatos.

"Este referendo é o início de uma mudança que nós buscamos para o Peru e todos os peruanos", disse Vizcarra durante uma reunião com seus ministros após a votação.

Vizcarra apresentou as propostas de reforma em 28 de julho, em resposta ao escândalo de corrupção que afeta o Poder Judiciário. O Congresso, dominado pela oposição fujimorista, aprovou as medidas com relutância depois que o presidente ameaçou fechar o Parlamento e convocar eleições legislativas em um momento de grande desprestígio dos políticos.

A apuração também demonstra o grande apoio a outras duas propostas de Vizcarra: reformar o órgão que designa os juízes peruanos (79,29%) e regulamentar o financiamento dos partidos políticos (78,75%).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)