(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump ataca novamente ex-diretor do FBI Comey


postado em 09/12/2018 17:13

Donald Trump atacou novamente neste domingo (9) contra o ex-diretor do FBI James Comey, chamando-o de mentiroso após a publicação, na íntegra, do texto de seu depoimento a portas fechadas no Congresso, no qual defendeu sua atuação na investigação sobre conluio com a Rússia.

"James Comey, o rei dos vazamentos de informações, deve ter batido o recorde de quem mais mentiu no Congresso em um único dia", escreveu o presidente americano no Twitter nesta manhã. "Sua audiência de sexta-feira foi completamente falsa!".

Comey foi escutado por membros de dois comitês da Câmara dos Representantes na sexta-feira durante mais de seis horas sobre sua conduta em duas investigações durante as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos: a de suspeitas de conluio entre Moscou e a equipe de campanha de Trump e a que indicava o uso do e-mail privado por parte da candidata democrata Hillary Clinton.

Descontente com a direção destas investigações, Trump demitiu Comey em maio de 2017, o que abriu o caminho para a nomeação do procurador especial Robert Mueller para assumir o caso da suposta interferência russa.

O presidente dos Estados Unidos parece ter sido informado do conteúdo completo do texto desta audiência, porque afirmou que "em 245 ocasiões, o ex-diretor do FBI, James Comey, disse aos investigadores da Câmara dos Representantes que não sabia, não lembrava ou não conseguia lembrar do que foi perguntado".

Segundo a transcrição da audiência, de 235 páginas, Comey revelou que a investigação inicial do FBI sobre os contatos entre a equipe de campanha de Trump e a Rússia, iniciada em julho de 2016, envolvia "quatro americanos".

"O candidato não era um desses quatro americanos", afirmou, negando-se a identificar essas pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)