(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa eleição para vereador na Venezuela


postado em 09/12/2018 09:31

As seções eleitorais abriram as portas neste domingo (9), na Venezuela, dia em que a população vai às urnas escolher seus vereadores.

A previsão é de uma nova vitória do governo Maduro, já que os principais partidos de oposição foram considerados inabilitados para participarem da disputa.

Os postos de votação iniciaram os trabalho às 6h locais (8h em Brasília) e permanecerão abertos por 12 horas. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) costuma estender o horário.

Cerca de 20,7 milhões de venezuelanos de um total de 30,6 milhões estão habilitados para eleger 2.459 vereadores em 335 câmaras municipais.

Hoje a oposição controla 80 assembleias.

Analistas antecipam uma baixa participação, devido à sombra de parcialidade que paira sobre o CNE, à exclusão das maiores siglas de oposição por terem boicotado a eleição presidencial de 20 de maio e ao desânimo pela severa crise econômica.

Essas eleições foram convocadas pela Assembleia Constituinte, integrada apenas pelos deputados chavistas. Este ano, o órgão também convocou eleições para prefeito, governador e presidente, com novas regras e fora dos prazos estipulados, com amplas vitórias para o governista Partido Socialista Unido da Venezuela.

A eleição de vereadores acontece a menos de um mês de o presidente Nicolás Maduro assumir um segundo mandato (2019-2025). Estados Unidos, União Europeia (UE) e vários países da América Latina já disseram que não vão reconhecer seu governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)