(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha pede à Francia que ceda à UE seu posto no Conselho de Segurança


postado em 28/11/2018 16:10

A Alemanha sugeriu nestaa quarta-feira que a França renuncie a seu status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU em benefício de um banco permanente para a União Européia (UE), o que foi rapidamente rejeitado por Paris.

A Alemanha há algum tempo lança o debate em torno de uma reforma do Conselho de Segurança, nascido após a Segunda Guerra Mundial.

"Se levamos a União Europeia a sério, ela deveria falar a uma só voz no Conselho de Segurança das Nações Unidas (...) A médio prazo, o posto permanente da França poderia ser transformado em uma posição da UE", afirmou o vice-chanceler alemão, Olaf Scholz.

A resposta francesa não demorou a chegar. "É legalmente impossível porque é contrário à Carta das Nações Unidas",tuitou o embaixador francês nos Estados Unidos, Gérard Araud. "Modificá-lo seria politicamente impossível".

A sugestão de Berlim parece ser uma maneira de responder às críticas recorrentes sobre a timidez e falta de ambição do governo alemão em relação às propostas francesas para relançar o projeto europeu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)