(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sul-coreano Kim Jong-yang eleito presidente da Interpol


postado em 21/11/2018 06:47

O sul-coreano Kim Jong-yang foi eleito nesta quarta-feira presidente da Interpol para um mandato de dois anos, ao superar o candidato russo Alexander Prokopchuk, anunciou no Twitter a maior organização policial do mundo.

Kim Jong-yang já era presidente temporário da Interpol desde a súbita "demissão" de seu antecessor, Meng Hongwei, acusado de corrupção na China.

Os delegados da Interpol, reunidos desde domingo em Dubai, escolheram na assembleia geral o sul-coreano, que tinha o apoio dos Estados Unidos.

O jornal britânico The Times afirmou na semana passada, com base em fontes britânicas, que Prokopchuk era o favorito.

Apesar do posto de presidente da Interpol ser considerado um cargo essencialmente honorário, a candidatura do general russo de 56 anos desagradou os críticos de Moscou, que temiam que a organização se transformasse em um instrumento de influência do Kremlin.

"Estimulamos todas as nações e organizações que integram a Interpol e respeitam o estado de direito a escolher um chefe íntegro. Pensamos que será o caso do senhor Kim", aformou na terça-feira o secretário de Estado americano Mike Pompeo.

Quatro senadores americanos pediram em uma carta aberta aos 192 membros da Interpol que rejeitassem a candidatura de Prokopchuk.

"Os acontecimentos recentes demonstraram que o governo russo abusava dos processos da Interpol para perseguir os opositores políticos", escreveu no Twitter na terça-feira o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança americano Garrett Marquis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)