(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro ministros renunciam, após Executivo aprovar projeto sobre Brexit


postado em 15/11/2018 11:22

(foto:
(foto: " AFP PHOTO / PRU )

A primeira-ministra britânica, Theresa May, sofreu um forte golpe nesta quinta-feira (15), com a renúncia de quatro de seus ministros, devido ao projeto de acordo com a União Europeia aprovado ontem pelo Executivo.


No Parlamento, May defendeu o acordo e advertiu que o voto do Parlamento pode implicar que não tenha Brexit.


"Podemos escolher sair sem acordo, podemos escolher que não haverá Brexit, ou podemos escolher nos unir e apoiar o melhor acordo possível", afirmou ela na Câmara dos Comuns, onde opositores e defensores do Brexit criticaram o texto aprovado na véspera pelo governo e que provocou a saída de seus ministros.


Após cinco horas de um frenético conselho de ministros, May havia anunciado nesta quarta à noite "a decisão coletiva" de seu gabinete de apoiar os termos do acordo alcançado com Bruxelas.


Os ferrenhos defensores do Brexit em sua própria sigla, o Partido Conservador, condenam a premiê por ter feito concessões inaceitáveis a Bruxelas.


"Sei que dias difíceis nos esperam", afirmou May, referindo-se à avalanche de críticas recebidas pelo texto por ambos os lados.


"Esta é uma decisão que será intensamente analisada", reconheceu May, mas "acredito firmemente que é o melhor acordo que se podia negociar".


Queda da libra


O primeiro a entregar o cargo foi o ministro do Brexit, Dominic Raab.


"Não consigo reconciliar os termos do acordo proposto com as promessas que fiz ao país", afirmou em sua carta de demissão publicada no Twitter.


"Entendo por que optou por seguir adiante com o acordo com a UE nos termos propostos", mas "devo renunciar".


"Você precisa de um ministro do Brexit que possa defender o acordo com convicção", acrescentou.


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quinta estar "muito contente" que um projeto de acordo tenha sido firmado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)