(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump garante que atividade de mísseis da Coreia do Norte é 'normal'


postado em 13/11/2018 18:52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta terça-feira (13) que seu governo conhece "completamente" a existência de bases de mísseis da Coreia do Norte apresentadas como secretas em um estudo recente e insistiu que a atividade é "normal".

"Estamos completamente cientes dos locais em discussão, nada de novo", tuitou Trump, que busca uma segunda cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un para tratar a desnuclearização da península coreana.

"Eu serei o primeiro a avisar se as coisas forem mal", acrescentou.

Pesquisadores do Center for Strategic and International Studies em Washington (CSIS), um renomado centro de análise de Washington, disseram que imagens de satélites localizaram 13 bases operacionais de mísseis não declaradas pelo governo, podendo chegar a 20.

Espalhadas por todo o país, as bases se encontram em instalações subterrâneas dotadas de túneis em vales montanhosos estreitos, segundo os pesquisadores.

Trump classificou as informações publicadas pelo jornal The New York Times como "imprecisas" e "fake news".

A Coreia do Sul também minimizou o estudo no CSIS e disse que essas bases eram conhecidas há anos.

Kim Eui-kyeom, porta-voz do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, descartou que a a Coreia do Norte esteja mentindo, já que Pyongyang nunca prometeu se desfazer de mísseis de curto alcance.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)