(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Trump disse que não conhece Matt Whitaker, o qual ele acaba de nomear

Declaração foi dada à imprensa da Casa Branca antes de embarcar para a França, onde participa da cerimônia do centenário da Primeira Guerra Mundial


postado em 10/11/2018 11:46 / atualizado em 10/11/2018 12:42

(foto: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP )
(foto: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP )

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que não conhece o procurador-geral interino, Matt Whitaker, o qual ele acaba de nomear para o cargo provisório. A declaração foi dada à imprensa da Casa Branca antes de embarcar para a França, onde participa da cerimônia do centenário da Primeira Guerra Mundial. Em sua conta oficial no Twitter, Trump disse na noite da última sexta-feira (9), que Whitaker é um ex-advogado americano "altamente respeitado" de Iowa. "Tenho certeza de que ele será um excelente procurador-geral em exercício!", publicou. No mês passado, durante uma entrevista para a Fox News, Trump chamou Whitaker de "um cara legal". "Quero dizer, eu conheço Matt Whitaker", disse na ocasião.

Matt Whitaker assumiu o cargo interino de procurador-geral dos EUA após a demissão de Jeff Sessions nesta semana. Nos EUA, o procurador-geral comanda o Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês). A indicação provocou divergências entre republicanos e democratas porque o cargo é responsável pela supervisão do conselheiro especial Robert Mueller, que apura a suposta interferência do Kremlin nas eleição presidencial americana de 2016

Em discurso realizado nesta sexta-feira em Kentucky, o líder republicano no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, disse esperar que o presidente Donald Trump indique um novo procurador-geral "muito rapidamente" e que espera que o procurador-geral interino, Matt Whitaker, seja, de fato, interino. Os democratas criticaram Whitaker por comentários feitos por ele no passado, que mostravam críticas à investigação do conselheiro especial Robert Mueller e pediram por um projeto de lei que proteja Mueller.

Recentemente, Whitaker escreveu um artigo de opinião pública dizendo que Mueller estaria se desviando das atribuições do mandato por investigar as finanças da família Trump. Whitaker concedeu entrevista a uma rádio, em que afirmou que não havia evidências de conluio entre o Kremlin e a campanha Trump. O procurador-geral interino não se manifestou a respeito das acusações. Após a nomeação, disse apenas, em nota, que: "Estou empenhada em liderar um departamento justo com os mais altos padrões éticos, que defende o estado de direito e busca justiça para todos os americanos".

A constitucionalidade da nomeação de Whitaker é outra questão debatida pelos juristas dos EUA. Alguns advogados dizem que sua nomeação é ilegal porque não foi confirmada pelo Senado. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)