(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE busca 'impulso final' em negociação comercial com Mercosul


postado em 09/11/2018 15:12

A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, expressou nesta sexta-feira a vontade da União Europeia (UE) de dar um "impulso final" na negociação comercial com o Mercosul, que terá uma nova rodada na próxima semana em Bruxelas.

Ela explicou que "houve um intercâmbio de pontos de vista, de ligações telefônicas bastante intensas nestas últimas semanas", mas que ainda "restam coisas importantes a fazer".

"O que estamos tentando ver é se é possível dar um impulso final, ou pelo menos um impulso significativo" para um acordo, disse Malmström na chegada a uma reunião de ministros europeus de Comércio em Bruxelas.

A UE e os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) iniciaram há quase 20 anos negociações para alcançar um acordo final que, nas palavras da comissária, estão em sua fase final.

Os negociadores dos dois blocos se reunirão em Bruxelas na próxima semana para tentar "salvar algumas das diferenças pendentes e levar o processo adiante", disse um porta-voz da Comissão Europeia na sexta-feira.

A eleição de Jair Bolsonaro no Brasil gerou incerteza na UE, devido a sua visão sobre política comercial e o papel do Mercosul.

A ministra austríaca Margarete Schramböck, cujo país exerce a presidência pro tempore da UE, afirmou que as palavras de Bolsonaro durante a campanha "indicam que o Brasil quer renegociar e reabrir o que já foi feito".

Já Malmström disse que ainda não sabem "nada" sobre as intenções do novo governo e que, por ora, lidam com o "governo atual" do Brasil e dos demais países do Mercosul. "Em breve, veremos com o novo governo", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)