(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duas democratas serão primeiras indígenas no Congresso dos EUA

Número foi recorde de indígenas americanas a se candidatar às eleições para vagas no Congresso, governos estaduais, legislaturas locais e outras posições


postado em 07/11/2018 07:40 / atualizado em 07/11/2018 20:25

Sharice Davids e Deb Haaland(foto: Whitney Curtis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / Mark RALSTON / AFP)
Sharice Davids e Deb Haaland (foto: Whitney Curtis / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / Mark RALSTON / AFP)

As democratas Sharice Davids e Deb Haaland se tornaram, nesta terça-feira, as primeiras mulheres indígenas americanas eleitas para o Congresso em Washington.


Sharice, de 38 anos, advogada, ex-lutadora de artes marciais mistas e homossexual assumida, derrotou o atual representante republicano Kevin Yoder no estado tradicionalmente conservador do Kansas. Ela foi criada por uma mãe solteira e veterana do Exército.


Deb, de 57, que é do Novo México, derrotou a republicana Janice Arnold-Jones e Lloyd Princeton, do Partido Libertário.


Membro da tribo Pueblo Laguna, Haaland é uma conhecida ativista comunitária em seu distrito claramente democrata. Ela luta para promover o voto entre a população indígena, que representa 2% dos americanos.


"Precisamos de gente real que fale dos nossos assuntos e saiba o que significam", disse Haaland em uma entrevista antes das eleições.


"Temos pessoas agora no Congresso que não sabem o que significa não ter comida, ou uma cobertura de saúde adequada", afirmou.


As duas mulheres fazem parte de um número recorde de indígenas americanas a se candidatarem às eleições de meio de mandato para disputar vagas no Congresso, governos estaduais, legislaturas locais e outras posições.


Davids e Haaland também estão entre os democratas que conseguiram virar cadeiras a favor de seu partido na Câmara de Representantes, recuperando o controle das mãos republicanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)