Publicidade

Estado de Minas

Patrulhas turco-americanas atuam juntas em cidade síria de Manbij


postado em 01/11/2018 12:29

As forças armadas turca e americana iniciaram patrulhas conjuntas nesta quinta-feira em Manbij, uma cidade dominada por uma milícia curda considerada "terrorista" pela Turquia, mas aliada aos Estados Unidos.

A informação foi dada pela agência estatal turca Anadolu, citando o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

A patrulha avança ao redor do rio Sajur, localizado entre Manbij e Yárabulus, uma cidade controlada por rebeldes apoiados por Ancara, segundo Anadolu.

Manbij é dominado pelas Unidades de Proteção do Povo (YPG), uma milícia curda considerada "terrorista" por Ancara, mas aliada de Washington na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI).

O apoio dos Estados Unidos às YPGs tornou-se objeto de discórdia entre os países aliados dentro da OTAN.

Ancara e Washington concordaram em junho com um "mapa da paz" que prevê a retirada das YPGs de Manbij e o estabelecimento dessas patrulhas conjuntas.

A Turquia e os Estados Unidos realizam patrulhas separadas há vários meses, mas "coordenadas" em Manbij.

No entanto, Ancara recentemente se queixou da presença contínua de membros da milícia curda, apesar do acordo que prevê a sua partida.

"Em Manbij, a organização terrorista precisa saber que será enterrada nas trincheiras que cavou", disse Akar em outras declarações nesta quinta-feira

.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade