(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indonésia encerra buscas por desaparecidos após terremoto


postado em 11/10/2018 06:12

As autoridades indonésias concluíram nesta quinta-feira as buscas por milhares de pessoas supostamente desaparecidas desde o terremoto seguido de tsunami que afetou, no fim de setembro, a cidade Palu na ilha Célebes, uma tragédia que deixou mais de 2.000 mortos.

"A operação de busca e salvamento das vítimas termina nesta quinta-feira à tarde", afirmou à AFP o coordenador das tarefas em Palu, Bambang Suryo.

A cidade, situada na zona oeste da ilha Célebes, e seus arredores foram devastados pelo terremoto de 28 de setembro - de 7,5 graus - e pelo tsunami posterior.

Os serviços de emergência recuperaram mais de 2.000 corpos, mas as autoridades acreditam que 5.000 pessoas estão desaparecidas, muitas delas nos escombros de casas e prédios destruídos.

O governo prevê deixar no estado atual duas localidades próximas a Palu, Petobo e Balaroa, que foram destruídas pela catástrofe. Os sobreviventes das comunidades devastadas terão que decidir se desejam criar sepulturas coletivas, construir um monumento ou transformá-las em zonas verdes.

Quase 200.000 pessoas precisam de ajuda humanitária urgente. Comida e água potável estão em falta e muitas vítimas perderam tudo.

Quase 80.000 pessoas perderam suas casas e estão em abrigos improvisados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)