(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto na Indonésia matou 34 estudantes de teologia em Igreja


postado em 02/10/2018 01:42

Socorristas indonésios descobriram os corpos de 34 estudantes de Teologia em uma igreja na ilha Célebes, soterrada por um deslizamento de terra devido ao terremoto de sexta-feira, anunciou nesta terça uma porta-voz da Cruz Vermelha local.

"A equipe [de socorristas] encontrou 34 corpos no total", declarou à AFP Aulia Arriani.

A princípio, foi declarado o desaparecimento de 86 estudantes, que participavam de um retiro religioso no distrito de Sigi Biromaru.

Segundo Ariani, o local é de difícil acesso. "O problema mais sério é andar a pé na lama durante hora e meia transportando os corpos".

O centro da ilha de Célebes ficou devastado pelo terremoto seguido de tsunami na noite de sexta-feira, que deixou ao menos 844 mortos.

Na cidade costeira de Palu, as ondas destruíram prédios, carregaram veículos e devastaram a vegetação.

O número total de mortos segue crescendo à medida em que os socorristas têm acesso às zonas mais remotas, como o distrito de Sigi Biromaru, a sudeste de Palu.

Na véspera, voluntários começaram a enterrar, em fossas comuns, os corpos das vítimas do terremoto e do tsunami.

Além dos 844 mortos, a catástrofe deixou 59.000 deslocados e o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU calcula que 191 mil pessoas precisam de ajuda urgente, incluindo 46 mil crianças e 14 mil idosos.

Dezenas de agências humanitárias e ONGs ofereceram ajuda ao país, mas o envio de material à região é muito complicado: estradas estão bloqueadas, e os aeroportos, muito danificados.

A ONG Oxfam prevê o envio de ajuda a, potencialmente, 100.000 pessoas, com destaque para alimentos instantâneos, equipamentos de purificação de água e barracas, anunciou Ancilla Bere, diretora da organização na Indonésia.

O presidente indonésio Joko Widodo autorizou a ajuda internacional de urgência, e as autoridades declararam estado de emergência de 14 dias.

A maior parte das vítimas foi registrada em Palu, cidade de 350.000 habitantes na costa oeste da ilha Célebes, segundo a Agência de Gestão de Desastres.

Em Poboya, na colinas que cercam Palu, voluntários começaram a enterrar as vítimas em uma gigantesca fossa comum, com capacidade para 1.300 corpos.

Três caminhões lotados de cadáveres chegaram ao local. Os corpos foram colocados na fossa, um por um, e cobertos com terra.

Em um primeiro momento, as autoridades reuniram os corpos em necrotérios improvisados para poder identificá-los. Diante do risco sanitário, decidiram organizar enterros em massa.

Em Balaroa, bairro da periferia de Palu com uma zona residencial, os danos foram catastróficos. A área se transformou em um terreno baldio coberto por árvores derrubadas, blocos de cimento, pedaços de telhados e móveis destruídos.

Em um cenário de devastação, as equipes de resgate lutam contra o tempo para encontrar sobreviventes e retirá-los dos escombros.

Muitos moradores procuram os parentes desaparecidos nos hospitais, ou necrotérios improvisados.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países do mundo mais propensos a sofrer desastres naturais.

Dois terremotos - de 5,9 e 6 graus de magnitude - abalaram na manhã desta terça-feira a região da ilha indonésia de Sumba, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do primeiro tremor, a 10 km de profundidade, foi situado a 40 km de Sumba, ilha de 750 mil habitantes.

O segundo abalo, de 6 graus, ocorreu quinze minutos depois, na mesma zona, com epicentro a 30 km de profundidade.

Sumba está situada a 1.600 km das ilhas Célebes.

O terremoto de sexta-feira nas Célebes, de 7,5 graus de magnitude, foi mais potente do que os tremores que deixaram mais de 500 mortos e 1.500 feridos na ilha indonésia de Lombok em agosto passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)