(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Medo de atentados durante Ashura coloca xiitas afegãos em alerta


postado em 19/09/2018 11:18

Os xiitas, confissão minoritária no Afeganistão, temem ataques por ocasião da comemoração na quinta-feira (20) do dia sagrado da Ashura e consideram se armar para se defender.

Ritual seguido por milhões de fiéis no mundo, a Ashura é celebrada no dia 10 de Muharram, o primeiro mês do calendário muçulmano.

No Afeganistão, o evento se tornou alvo para o grupo Estado Islâmico (EI), composto por extremistas e que considera os xiitas hereges.

Após ataques mortais em 2016 e 2017, os xiitas afegãos temem novos massacres.

A violência se intensificou nas últimas semanas, com mais de 60 pessoas mortas em ataques suicidas em uma academia de luta e em um centro educacional em um bairro xiita de Cabul.

Em agosto, homens-bomba vestindo burcas (véu muçulmano que cobre as mulheres da cabeça aos pés) mataram pelo menos 35 pessoas em uma mesquita xiita na cidade de Gardez, ao sul de Cabul. O EI reivindicou o ataque.

"Temos medo constantemente, dia e noite", declarou à AFP Ahmad Zia Ahmadi, enquanto supervisionava a reconstrução do clube de luta de Maiwand, destruído por um atentado suicida.

"Se o governo não garante nossa segurança, então teremos que fazer isso sozinhos e nos armar", disse ele.

O governo afegão é criticado com frequência por sua incapacidade de proteger a comunidade xiita, estimada em três milhões de pessoas em um país majoritariamente sunita.

- Autodefesa -

No ano passado, as autoridades contrataram centenas de civis para proteger locais religiosos xiitas em Cabul e em outras cidades antes da Ashura, reforçando, assim, o número de policiais.

A medida permitiu reduzir os ataques, disse à AFP uma autoridade xiita, mas este ano não há planos nesse sentido.

Segundo essa fonte, centenas de armas distribuídas em 2017 serão usadas novamente para proteger as mesquitas, mas "não é suficiente".

No ano passado, "só nos deram 1.250 armas, que distribuímos em 14 províncias de população xiita", afirmou ele, pedindo para não ser identificado.

Algumas mesquitas "ainda não estão armadas", completou.

O porta-voz do Ministério afegão do Interior, Najib Danish, declarou recentemente à AFP que o governo tem um plano de segurança para Muharram e a Ashura, mas se recusou a entrar em detalhes.

"Faremos tudo o que pudermos para garantir a segurança de nosso pessoal em Cabul", garantiu.

Os serviços de Inteligência afegãos anunciaram na terça-feira a prisão de 26 supostos membros do EI que planejavam cometer ataques.

Muitos xiitas desconfiam do governo e decidiram tomar medidas sobre o assunto.

"Eles nos atacaram em nossas mesquitas, escolas, ruas e ginásios e, agora, estamos pensando em nos armar", disse à AFP Ghulam Reza, funcionário da academia de luta.

- Mobilização -

As redes sociais ecoam os medos.

"Não há lugar seguro para nós", diz um internauta chamado Hossien.

"Nossos filhos, nossos eruditos religiosos, nossos lutadores e pessoas de todas as esferas da vida morrem todos os dias. Vamos nos mobilizar!", convocou.

Outro internauta acredita que "ficar na frente de uma mesquita para proteger seu povo é um meio de combater o terrorismo. Quando o governo não pode garantir a segurança, somos nós que temos que proteger suas instituições e valores".

Em resposta à deterioração da segurança em Cabul, o presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou em setembro sua intenção de dividir a cidade em quatro zonas de segurança.

Ele considerou que a zona oeste da capital, povoada principalmente por xiitas, precisa de um dispositivo de segurança semelhante à "Zona Verde" (onde estão localizadas embaixadas e organizações internacionais), mas que, para isso, é preciso "mais reflexão e consultas".

Uma lentidão que não surpreende Ahmad Zia Ahmadi: "Sabemos que o inimigo vai voltar a nos atacar. Nós não esperamos que o governo nos proteja, porque não pode".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)