Publicidade

Estado de Minas

Comunicado do Business Wire :Luxembourg Ministry of the Economy


postado em 12/09/2018 11:12

A Agência Espacial de Luxemburgo (LSA) lançou hoje oficialmente operações com a meta de promover cada vez mais o desenvolvimento econômico da indústria espacial do Grão-Ducado ao atrair empresas, desenvolver recursos humanos, fornecer soluções financeiras inovadoras e apoiar a infraestrutura educacional e de pesquisa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20180912005678/pt/

(left to right) : Étienne Schneider, Deputy Prime minister, Minister of the Economy of the Grand Duchy of Luxembourg ; Marc Serres, CEO of the Luxembourg Space Agency (Photo: Business Wire)

Sob a autoridade do Ministério da Economia, a agência faz parceria com as principais comunidades e organizações acadêmicas, empresariais e de pesquisa do país, bem como outras instituições públicas dentro do amplo ecossistema de acionistas do setor público e privado de Luxemburgo.

Por mais de três décadas, Luxemburgo vem estando na vanguarda das iniciativas comerciais e de cooperação, as quais formaram uma vibrante economia espacial. Seu maior sucesso foi a criação em 1985 da SES (Société Européenne des Satellites) apoiada pelo governo, hoje a maior operadora de satélites comerciais do mundo. Serviços e negócios cada vez mais relacionados ao espaço foram desenvolvidos junto com a SES, sendo que hoje a atividade comercial espacial conta com quase 2% do PIB, estando entre os mais altos índices na Europa.

Em 2005, Luxemburgo se uniu à Agência Espacial Europeia (ESA) como membro de pleno direito, assentando as bases para a participação de empresas do Grão-Ducado nos programas de P&D; da ESA bem como projetos de exploração espacial. A mais recente etapa do Ministério da Economia foi o lançamento em 2016 da iniciativa SpaceResources.lu, posicionando o país como pioneiro na exploração e uso de recursos espaciais como um passo em direção ao futuro da economia espacial.

Para financiar a inovação espacial, a Agência Espacial de Luxemburgo está definindo com outras parcerias um veículo de capital de risco a fim de ser estabelecido como um fundo reservado de investimento alternativo, com apoio financeiro do setor público bem como de investidores privados. O Fundo Espacial de Luxemburgo visa um capital inicial de 100 milhões de euros, sendo sua meta oferecer financiamento de capital para novas empresas espaciais com ideias e tecnologias inovadoras.

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia de Luxemburgo, Étienne Schneider, disse: "Com base no apoio de longa data de Luxemburgo para a indústria espacial mediante uma combinação de políticas, programas e financiamento, a agência continuará a estimular o empreendedorismo espacial orientado à inovação e promover este país como plataforma europeia para o desenvolvimento comercial espacial e sede para indústrias de ponta. Luxemburgo já está pronto para dar as boas vindas, apoiar e auxiliar o desenvolvimento de participantes da indústria espacial com os quais podemos avançar juntos."

O Diretor Geral da ESA, Jan Wörner, disse: "Parabenizo Luxemburgo por esta etapa muito importante em sua história espacial. Com sua ampla gama de serviços e experiência, a ESA continua sua intensa cooperação com o Grão-Ducado. A colaboração entre a Agência Espacial de Luxemburgo e a ESA pode ser uma oportunidade muito boa para Europa ao reunir nossas capacidades em uma rede de agências espaciais que incorpora o ideal europeu no espaço."

Lançado pelo Ministro da Economia de Luxemburgo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180912005678/pt/

Ministério da Economia Paul Zenners Email: paul.zenners@eco.etat.lu Tel.: (+352) 247-74126 Cel.: (+352) 621 409 141

© 2018 Business Wire, Inc. Aviso: Este documento não é de autoria da AFP e a AFP não pode se responsabilizar por seu conteúdo. Para esclarecer qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, contate as pessoas/empresas indicadas neste comunicado de imprensa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade