(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin propõe ao Japão assinatura de tratado de paz sem condições prévias


postado em 12/09/2018 06:00

O presidente russo Vladimir Putin propôs nesta quarta-feira ao Japão a assinatura até o fim do ano e "sem condições prévias" de um tratado de paz entre os dois países, que disputam desde o fim da Segunda Guerra Mundial as Ilhas Kuril.

"Há 70 anos buscamos solucionar nossas diferenças. Há 70 anos que estamos negociando. Shinzo disse 'vamos mudar de enfoque!'. Efetivamente venha! Vamos assinar um tratado de paz até o fim do ano, sem condições prévias", declarou Putin em Vladivostok, no Fórum Econômico Oriental, na presença do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Pouco antes, no mesmo fórum, Shinzo Abe fez um novo pedido de assinatura de um tratado de paz, principal tema de negociação nos últimos anos entre Rússia e Japão.

O discurso de Putin contrasta claramente com declarações anteriores, nas quais o presidente russo se mostrava muito prudente.

Em maio, Putin afirmou que era necessário paciência e que era "ingênuo pensar que é possível resolver em uma hora" a divergência.

As relações entre Moscou e Tóquio estão envenenadas pelo litígio a respeito das quatro ilhas do arquipélago Kuril, ocupadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial por Moscou e reivindicadas por Tóquio.

As negociações sobre as quatro ilhas vulcânicas, chamadas Territórios do Norte pelo Japão, não avançaram nos últimos anos, apesar dos apelos de Shinzo Abe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)