(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Porto Rico questiona Trump sobre resposta ao furacão Maria


postado em 12/09/2018 00:48

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, questionou nesta terça-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por afirmar que a resposta de seu governo ao furacão Maria foi um "incrível sucesso não reconhecido", e lamentou que os habitantes da ilha não tenham os mesmos direitos dos americanos do continente.

Trump destacou mais cedo nesta terça-feira o sucesso "incrível" da resposta do seu governo à emergência gerada pelo furacão Maria, que deixou quase 3 mil mortos em Porto Rico.

"Acredito que em Porto Rico tivemos um sucesso incrível", disse Trump na Casa Branca durante uma reunião com equipes de emergência diante da ameaça do furacão Florence à costa leste dos Estados Unidos.

"O trabalho que [a agência federal de emergências] FEMA e as autoridades fizeram com o governador de Porto Rico foi tremendo. Acredito que Porto Rico foi um incrível sucesso não reconhecido".

Rosselló reagiu recordando que Maria "foi o pior desastre natural da nossa história moderna". "Nossa infraestrutura básica ficou devastada, milhares de pessoas perderam suas vidas e muita gente permanece sofrendo".

"Um sucesso?! A resposta federal em Porto Rico segundo Trump foi um sucesso?! Se ele pensa que a morte de 3 mil pessoas é um sucesso, que Deus nos ajude" - disse a prefeita de San Juan, Yulín Cruz.

Há duas semanas, Porto Rico revisou o número de mortos por Maria para 2.975 pessoas. O furacão varreu a ilha em 20 de setembro do ano passado.

Durante as semanas que se seguiram ao furacão, Trump foi diretamente criticado por sua falta de ação diante do desastre generalizado na ilha, que ficou sem telecomunicações por dias e sem energia, por meses.

Muitas estradas ficaram destruídas, isolando diversos povoados por meses.

"Nenhuma relação entre uma colônia e o governo federal pode ser qualificada de bem sucedida enquanto os porto-riquenhos carecem de certos direitos inalienáveis de que gozam nossos compatriotas nos Estados Unidos", disparou Rosselló.

"A relação histórica entre Porto Rico e Washington é injusta e antiamericana".

Porto Rico é um estado livre associado aos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)