(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO

Morre, aos 81 anos, o senador John McCain, devido a complicações de câncer

Político norte-americano lutava contra um tumor no cérebro


postado em 25/08/2018 22:11 / atualizado em 25/08/2018 23:01

(foto: Mario Tama/AFP)
(foto: Mario Tama/AFP)

O senador republicano John McCain, faleceu neste sábado, aos 81 anos, vítima de um tumor no cérebro conhecido como glioblastoma, que foi diagnosticado em julho de 2017. Nessa sexta-feira, sua família havia anunciado que McCain decidiu interromper o tratamento médico, que incluía quimioterapia e radioterapia, para continuar sua luta pela vida em casa, no Arizona. Ele não comparecia no Senado desde 7 de dezembro.

McCain despontou no cenário político norte-americano em 2000, quando perdeu para George W. Bush a indicação do Partido Republicano para disputar a presidência. Quatro anos depois, McCain ganhou as prévias entre os republicanos, mas perdeu a eleição para Barack Obama, na ocasião um senador em seu primeiro mandato.

(foto: Paul J. Richards/AFP)
(foto: Paul J. Richards/AFP)

Ex-combatente do Vietnã, McCain superou as derrotas e conseguiu construir ao longo dos anos uma reputação como líder internacionalista, ao alertar sobre a ameaça que a Rússia representava a ordem mundial pós-Guerra Fria. Também foi um dos poucos republicanos dispostos a desafiar o presidente Donald Trump.

McCain chamou Trump de "mal informado" e "impulsivo" e em uma crítica velada contra Trump em 2017 alertou sobre "um nacionalismo espúrio, meio cru, preparado por pessoas que preferem encontrar bodes expiatórios a resolver problemas".

Trump, por sua vez, disse que gostava de "pessoas que não foram capturadas" e raramente perdia uma oportunidade de criticar McCain por votar contra o fim do Affordable Care Act, conhecido como Obama Care, mesmo enquanto o senador já lutava contra o agressivo câncer que o acometeu.

TRAJETÓRIA

O senador dedicou 35 anos de sua vida à política após uma carreira militar, interrompida ao ser feito prisioneiro durante a guerra do Vietnã.

Seguem cinco datas-chave na vida icônica deste piloto da Marinha que se tornou um político influente:

29 de agosto de 1936:
John Sidney McCain III nasce na zona rural do Canal do Panamá. Com pai comandante da Marinha e avô almirante, McCain segue seus passos na carreira militar. Gradua-se na Academia Naval de Annapolis e se torna piloto de caça.

26 de outubro de 1967: um míssil terra-ar derruba sobre Hanói o A-4E Skyhawuk pilotado por McCain, que consegue se ejetar. É feito prisioneiro. Sofre fraturas nos dois braços e na perna direita. Os ferimentos não são bem tratados e o piloto - cujo pai se tornou comandante das forças conjuntas no Pacífico, inclusive no Vietnã - é espancado e torturado durante sua prisão. É libertado em 15 de março de 1979, com o fim da participação dos Estados Unidos na guerra.

2 de novembro de 1982: McCain - recém-casado após se divorciar da primeira esposa - é eleito representante do Arizona no Congresso, após deixar as fileiras militares. Quatro anos depois é eleito ao Senado, onde foi reeleito cinco vezes e onde serve até o dia de sua morte, apesar de nos últimos meses ter se afastado da Câmara alta para se submeter a tratamentos de saúde no Arizona. Seu mandato terminaria em janeiro de 2022.

4 de setembro de 2008: oito anos depois de ser derrotado nas primárias republicanas por George W. Bush, McCain é escolhido o candidato à Presidência por seu partido na corrida presidencial que perderá para o democrata Barack Obama. Como colega de chapa, ele escolhe a governadora do Alasca, Sarah Palin.

28 de julho de 2017: à 01h30, McCain entra no Senado e com os polegares para baixo, define a votação contra o sistema de saúde conhecido como Obamacare, levando ao fracasso uma das promessas de campanha de Donald Trump.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)