(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APESAR DO ACORDO COM WASHINGTON

ONU aponta que Coreia do Norte continua a desenvolver programa nuclear

No documento, a AIEA aponta que a Coreia do Norte continuou a avançar em algumas de suas instalações nucleares e não mostrou sinais de fechar partes críticas de sua infraestrutura nuclear


postado em 21/08/2018 21:25 / atualizado em 21/08/2018 22:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em junho que acabou com a ameaça atômica vinda da Coreia do Norte, que deixou de realizar testes de mísseis ou de bombas em meses(foto: SAUL LOEB/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em junho que acabou com a ameaça atômica vinda da Coreia do Norte, que deixou de realizar testes de mísseis ou de bombas em meses (foto: SAUL LOEB/AFP)

A Coreia do Norte continua a desenvolver seu programa nuclear, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU). em um relatório anual publicado esta semana, apesar de um acordo alcançado em junho entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização da Península Coreana. No documento, a AIEA aponta que a Coreia do Norte continuou a avançar em algumas de suas instalações nucleares e não mostrou sinais de fechar partes críticas de sua infraestrutura nuclear.

"A continuação e o desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte e as declarações relacionadas pelo país são motivo de graves preocupações", apontou o relatório. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em junho que acabou com a ameaça atômica vinda da Coreia do Norte, que deixou de realizar testes de mísseis ou de bombas em meses.

Questionado sobre o relatório, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca referiu-se à afirmação do conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, do início deste mês de que Trump estava mantendo as portas diplomáticas abertas para o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Bolton acrescentou, em agosto, que "vamos ter de ver o desempenho dos norte-coreanos" na questão.

Na segunda-feira, Trump disse acreditar que Kim tomou medidas adicionais para desmantelar o programa nuclear norte-coreano depois de destruir seu principal local de testes nucleares antes mesmo da cúpula entre os dois líderes em junho. No entanto, a AIEA apontou que o trabalho teve continuidade na principal usinal nuclear do país, a de Yongbyon, e possivelmente em outros lugares. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)