(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nicarágua precisa de eleições para 'se redemocratizar', diz Almagro


postado em 19/08/2018 14:00

A Nicarágua precisa realizar eleições para frear a violência e a repressão e "se redemocratizar", após quatro meses de protestos pela saída do presidente Daniel Ortega - afirmou o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, em entrevista divulgada neste domingo (19), em Santiago.

Almagro também se referiu à Venezuela e reiterou que a pressão internacional deve ser mantida para que o país caribenho saia da profunda crise política, econômica e social em que se encontra.

"A Nicarágua precisa de eleições. Precisa se reinstitucionalizar, se redemocratizar. A Nicarágua é, hoje, vítima da violência, da repressão e de assassinatos, cujas consequências foram absolutamente nefastas para o país", disse ele ao jornal "El Mercurio".

O secretário destacou que a OEA apoia "o diálogo".

"É questão de vontade política, e nós vamos continuar insistindo em voltar ao diálogo por todos os meios possíveis", insistiu.

Em agosto, a OEA criou um grupo especial de 12 países para atender à crise na Nicarágua, incluindo Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil e Chile, mas o governo e o Parlamento nicaraguense condenaram e rejeitaram a atuação do grupo.

Consultado sobre a crise venezuelana e sobre o governo de Nicolás Maduro, o uruguaio ressaltou a necessidade de que se mantenha a "pressão internacional" e "se aumentem as sanções".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)