(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Faculdade de medicina passa a ser gratuita na Universidade de NY


postado em 16/08/2018 20:48

Os estudantes do primeiro ano da faculdade de medicina da Universidade de Nova York tiveram uma surpresa e tanto quando receberam nesta quinta-feira (16) o jaleco branco para marcar seu ingresso em uma cerimônia tradicional.

A formação será gratuita para eles e para todos os futuros alunos, o que representa uma economia de 55.000 dólares ao ano, anunciaram as autoridades da NYU diante dos boquiabertos jovens e pais.

A medida busca aliviar os crescentes custos educacionais dos médicos, atrair os alunos mais brilhantes, aumentar a diversidade e evitar que os médicos prefiram especialidades mais bem remuneradas para pagar as dívidas contraídas para financiar os estudos, em detrimento da medicina familiar, da pediatria e da ginecologia.

A associação americana de faculdades de medicina calcula que a dívida média dos médicos recém-formados nos Estados Unidos seja de 202.000 dólares e que mais de 21% dos médicos que estudaram em uma universidade privada como a NYU têm dívidas que superam os 300.000 dólares.

"Esta decisão reconhece um imperativo moral que deve ser enfrentado em um momento em que as instituições colocam uma carga crescente da dívida nos jovens que aspiram a se tornar jovens médicos", disse o doutor Robert Grossman, decano da faculdade.

"Nossa esperança - e nossa expectativa - é que, ao tornar a faculdade acessível a um leque mais amplo de candidatos, sejamos um catalisador para a transformação da educação médica em nível nacional", afirmou Kenneth Langone, presidente do diretório do hospital universitário NYU Langone Health e um dos cerca de 2.500 doadores que pôs mais fundos para a iniciativa.

A medida se aplica a 93 novos alunos do primeiro ano e a outros 350 que ainda têm pela frente até três anos para se formar.

A faculdade de medicina da NYU indicou que se torna, assim, a única entre as dez melhores do país a oferecer escolaridade gratuita a seus estudantes.

Mas o plano não cobre alojamento e gastos administrativos, que em médica custam 27.000 dólares anuais.

Segundo cifras do Federal Reserve (Fed, banco central americano), os créditos estudantis chegaram no fim de março a 1,38 bilhão de dólares, após subir 138% em dez anos.

Segundo a associação College Board, o custo médio de uma licenciatura universitária básica (quatro anos) nos Estados Unidos é de 34.740 dólares por ano em uma universidade privada, sem contar os gastos com alojamento e alimentação.

A maioria das universidades mais prestigiosas é privada, e os jovens se endividam parcial ou totalmente para poder estudar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)