(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cazaquistão inaugura porto estratégico no Cáspio


postado em 11/08/2018 14:48

O Cazaquistão inaugurou, neste sábado (11), um novo complexo portuário em Kuryk, no mar Cáspio, o qual as autoridades desse país da Ásia Central esperam que se torne um importante centro da "nova rota da seda" chinesa.

"Investir em infraestruturas de transporte faz nossa economia ser mais competitiva. Estamos dando um estímulo às rotas de comércio da nova rota da seda", declarou o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, durante um discurso no novo porto.

Ex-república soviética, o Cazaquistão tomou a decisão de ligar estreitamente o futuro de sua economia à China, investindo de forma maciça em estradas, ferrovias e infraestruturas portuárias que deverão facilitar suas relações comerciais.

Coração da indústria petroleira nacional, Kuryk é um dos dois portos cazaques, junto com o de Aktau, 100 quilômetros mais ao norte, posicionados para se tornarem, no futuro, núcleo do comércio entre Ásia e Europa.

As autoridades cazaques esperam que cerca de 4,5 milhões de toneladas de mercadorias passem por Kuryk até o fim de 2018, ou seja, três vezes mais do que no ano anterior.

No âmbito do colossal projeto da "nova rota da seda", lançado em 2013, o presidente chinês, Xi Jinping, quer espalhar estradas, portos, vias férreas e parques industriais por toda Ásia, às portas da Europa e até na África, ao custo de mais de 1 bilhão de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)