(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O risco que representa o domínio das ações tecnológicas em Wall Street


postado em 10/08/2018 09:36

As gigantes do Vale do Silício estão dominando Wall Street - como prova a marca de 1 trilhão de dólares de valor de mercado batida pela Apple no começo deste mês. Deve-se temer uma nova bolha tecnológica?

Pergunta: O que o setor tecnológico representa para Wall Street?

Resposta: A Apple foi a primeira empresa a conseguir bater a marca de 1 trilhão de dólares de capitalização da bolsa, mas outras empresas tecnológicas estão prontas para seguir seu exemplo.

A Amazon chegou a valer 889 bilhões de dólares, a Alphabet (matriz da Google), 856 bilhões, Microsoft, 828 bilhões, e Facebook, 513 bilhões. As cinco empresas representam quase 20% do PIB americano e mais que o PIB da Alemanha.

O conjunto de ações tecnológicas concentra mais de 25% do valor do S&P; 500, o índice que reúne as 500 maiores empresas do mercado americano.

Pergunta: Este domínio é preocupante?

Resposta: No fim de 1999, alguns meses antes de estourar a bolha da internet, as cinco maiores empresas na Bolsa (Microsoft, General Electric, Cisco, Walmart e Intel) representavam 15,5% do PIB americano, lembra Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell. "Todos que tinham ações no auge da bolha sofreram muito porque perderam dinheiro nos cinco títulos ao longo dos dez anos seguintes", aponta.

Mesmo sem uma previsão de queda abrupta na ascensão das atuais estrelas do mercado, "é perigoso pensar que o que hoje funciona vai funcionar sempre", afirma.

Mas não há motivo para abandonar o setor de tecnologia e tampouco para apostar em seu declínio, de acordo com Nate Thooft, da Manulife Asset Management: os lucros são altos e regulares, as contas são equilibradas e os acionistas são recompensados regularmente com dividendos significativos.

Pergunta: Qual é a diferença entre agora e o começo dos anos 2000?

Resposta: À época, muitas start-ups levantaram muito dinheiro na Bolsa, mesmo como estratégias equivocadas, sem render lucros e, em alguns casos, sem vender nada.

"Eles estavam apostando nas perspectivas da internet e da tecnologia, mas chegaram 20 anos cedo demais", disse Maris Ogg, gerente de portfólio da Tower Bridge Advisors. "Todas essas promessas agora se transformaram em lucros pungentes".

Assustados com o estouro da bolha da internet, os investidores também demonstraram um "ceticismo saudável" contra as maiores empresas do setor. Sua avaliação nos mercados - medida pela razão entre o preço das ações de uma empresa e seus lucros - não lembra em nada a do começo da década de 2000.

A principal exceção é o alto preço da ação da gigante do comércio digital Amazon. "Mas, ao mesmo tempo, sempre que a Amazon decide embarcar em uma nova atividade, ela é totalmente prejudicada" na Bolsa, indica.

Pergunta: Quais são os principais riscos do setor?

Resposta: Algumas dessas empresas, como a Google, tornaram-se tão dominantes em seus mercados que beiram uma situação de monopólio e despertam maior monitoramento das autoridades regulatórias, "o que acabará desacelerando o crescimento", avalia Ogg. Segundo ela, os investidores devem reequilibrar seu portfólio regularmente, para que os grupos do setor tecnológico, que crescem mais rapidamente que os outros, mantenham sempre a mesma proporção.

Além disso, "qualquer empresa de tecnologia pode ser superada a qualquer momento por uma versão ligeiramente melhor do produto que oferece", lembra Russ Koesterich, da BlackRock. "Pouco antes da crise financeira, a Nokia respondia por 45% do mercado de smartphones, o iPhone tinha menos de um ano e o Facebook tinha acabado de ser inventado em um dormitório", recorda. A inovação é imprevisível. Mas "o setor como um todo continua sendo incrivelmente lucrativo", insiste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)