(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preocupação com oferta de petróleo pode voltar com sanções ao Irã


postado em 10/08/2018 08:00

A preocupação com a oferta de petróleo pode voltar com as sanções americanas contra o Irã - advertiu nesta sexta-feira (10) a Agência Internacional de Energia (AIE).

Em seu informe mensal sobre o petróleo, a agência observa que o mercado está tranquilo, mas que isso "pode não durar".

"Quando começarem a ser aplicadas as sanções petroleiras contra o Irã, talvez combinadas a problemas de produção em outras partes, manter o nível da oferta mundial pode ser difícil", adverte a AIE.

Os Estados Unidos pediram a todos os países do mundo que deixem de importar petróleo iraniano antes de 4 de novembro para evitar ser sancionados.

A última rodada de sanções provocou uma queda das exportações do petróleo iraniano de 1,2 milhão de barris diários (mbd), mas, "desta vez, o impacto pode ser ainda mais severo", acrescentou o informe.

A AIE observa, porém, que, até agora, a preocupação com a oferta se tranquilizou, apesar da queda inesperada da produção saudita em julho, de 110.000 barris diários a menos, até 10,35 mbd.

Recentemente, a Arábia Saudita se comprometeu a aumentar sua produção para limitar a alta dos preços.

A queda na produção saudita ficou compensada por uma maior produção nos Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Nigéria.

No que se refere à demanda, a AIE revisou para alta (110.000 barris diários) sua previsão de crescimento para 2019, mas advertiu que ainda há muita incerteza sobre este prognóstico.

As guerras comerciais podem se agravar e provocar uma desaceleração do crescimento econômico e, em consequência, uma menor demanda de petróleo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)