(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petrobras tem lucro de R$ 10 bilhões no trimestre, o melhor desde 2011


postado em 03/08/2018 14:06

A Petrobras registrou um lucro líquido de 10,072 bilhões de reais no período de abril a junho deste ano, o melhor resultado trimestral da companhia desde 2011 - anunciou a empresa nesta sexta-feira (3).

O lucro representa uma alta de 45% em relação ao primeiro trimestre (6,96 bilhões de reais), apesar da greve de caminhoneiros motivada pela alta do preço do diesel que, em maio, paralisou o país por vários dias.

O resultado supera a estimativa média de um lucro de 6,96 bilhões de reais, estabelecida com base nas previsões de sete instituições de análises consultadas pelo jornal "Valor Econômico".

No segundo trimestre de 2017, os lucros foram de apenas 316 milhões de reais, mas marcaram uma virada depois de dois anos de fortes prejuízos provocados pelo escândalo do Petrolão e pela queda dos preços da commodity no mercado internacional.

No segundo trimestre, o resultado anterior ao pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) ajustado foi de 30,1 bilhões de reais - frente a 25,8 bilhões no período de janeiro a março.

No primeiro semestre, os lucros somam 17 bilhões de reais, uma alta de 257% em relação ao mesmo período de 2017.

O balanço do ano passado tinha fechado, contudo, com 446 milhões de reais no vermelho, devido ao pagamento de multa de 2,95 bilhões de dólares para encerrar uma ação coletiva contra a empresa nos Estados Unidos. A ação foi movida por investidores que se disseram prejudicados com a queda das ações, em função do escândalo de corrupção.

"O resultado positivo [do primeiro semestre de 2018] foi influenciado principalmente pelo aumento das cotações internacionais do petróleo, associado à depreciação do real em relação ao dólar", que permitiu alcançar melhor margem nas exportações, explicou a Petrobras em nota.

- Redução da dívida -

A Petrobras ainda anunciou uma redução de sua dívida líquida, a 73,66 bilhões de dólares, no primeiro semestre, um recuo de 13% em relação ao mesmo período de 2017.

O grupo vai pagar dividendos de 0,05 real por ação, por um total de 652,2 milhões de reais.

As ações da Petrobras na Bovespa eram negociadas nesta manhã com alta de mais de 4%, dando impulso ao índice Ibovespa, que subia em cerca de 1,2%.

Os resultados anunciados nesta sexta-feira são os primeiros da presidência de Ivan Monteiro, que assumiu a empresa após a renúncia, em junho, de Pedro Parente.

Parente saiu enfraquecido da greve dos caminhoneiros, que questionava sua política de preços dos combustíveis, alinhada às cotações internacionais.

O governo interveio durante a crise, garantindo uma redução de preços durante 60 dias. A decisão vai contra a autonomia tarifária da qual a companhia se valia desde o fim de 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)