(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentado suicida em mesquita xiita no Afeganistão mata 20 pessoas

Há pelo menos 50 feridos. Assassinato em massa ainda não foi reivindicado por nenhum grupo extremista


postado em 03/08/2018 08:12 / atualizado em 03/08/2018 11:08

(foto: NOORULLAH SHIRZADA / AFP)
(foto: NOORULLAH SHIRZADA / AFP)
 

Vinte pessoas morreram, e pelo menos 50 ficaram feridas, nesta sexta-feira (3), em um atentado suicida contra uma mesquita xiita no leste do Afeganistão.

Os agressores invadiram o templo que fica em Gardez, na província de Paktia, perto da fronteira paquistanesa, e abriram fogo contra os fiéis antes de detonarem seus explosivos, relataram as autoridades.

"Temos 20 mortos e cerca de 50 feridos. Todas as vítimas são fiéis que estavam reunidos para a oração de sexta-feira", informou à AFP o delegado da província de Paktia, general Raz Mohammad Mandozai.

"Havia dois suicidas. Primeiro, eles abriram fogo contra a multidão dentro da mesquita xiita, antes de detonar sua carga", afirmou o general.

Já o porta-voz do governador Abdullah Hasrat anunciou, em uma nota, um total provisório de "25 mortos e 33 feridos", insistindo em que "esse balanço não é definitivo".

Segundo ele, o atentado aconteceu no início da oração, pouco depois das 13h30 (6h, horário de Brasília). O porta-voz confirmou a dupla explosão.

O dr. Wilayat Khan Ahmadzai, responsável pelos serviços de saúde da província de Paktia, mencionou "mais de 70 fiéis mortos e feridos (recebidos) no hospital civil de Gardez".

As operações de socorro e de retirada dos escombros continuam. O entorno da mesquita foi totalmente cercado pela polícia.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas há dois anos a minoria xiita do Afeganistão tem sido alvo de ataques atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Em julho, os talibãs anunciaram que não farão mais operações na zona urbana, se houver o risco de atingir civis.

Enquanto isso, o EI multiplica seus ataques. Seus combatentes registraram pesadas perdas na frente militar, confrontados com ofensivas dos talibãs no norte, assim como dos Exércitos afegão e americano no norte e na província de Nangarhar, ao leste.

Mais de 150 membros do EI se entregaram às forças afegãs no início da semana na província de Jawzjan, no norte do país.

A província montanhosa de Paktia, de maioria pashtun e tribal, é um território de difícil acesso. Fica na fronteira com zonas tribais do Paquistão, de onde vêm e vão talibãs e membros da rede Haqqani.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)