(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iraniano tem Medalha Fields, o 'Nobel' da Matemática, furtada após premiação no Rio

Medalha feita de ouro 14 quilates é avaliada em cerca de R$ 15.850


postado em 01/08/2018 15:30 / atualizado em 01/08/2018 16:47

Medalha Fields, entregue de quatro em quatro anos, é feita em ouro e tem cunhada em uma das faces a imagem de Arquimedes(foto: Divulgação)
Medalha Fields, entregue de quatro em quatro anos, é feita em ouro e tem cunhada em uma das faces a imagem de Arquimedes (foto: Divulgação)

A Medalha Fields de Matemática entregue nesta quarta-feira no Rio de Janeiro ao curdo iraniano Caucer Birkar foi furtada no Riocentro, onde a cerimônia foi realizada, indicaram os organizadores.


"A organização do Congresso Internacional dos Matemáticos (ICM) lamenta profundamente o desaparecimento da pasta do matemático Caucher Bilkar, que continha em seu interior a Medalha Fields recebida na cerimônia realizada esta manhã", indica um comunicado dos organizadores.


Caucher Birkar (centro), é professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra(foto: Marcos Arcoverde/ICM 2018)
Caucher Birkar (centro), é professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra (foto: Marcos Arcoverde/ICM 2018)

"As imagens registradas durante o evento estão sendo analisadas. Os organizadores colaboram com as autoridades policiais na investigação do caso", acrescenta o texto.


A medalha em questão é feita de ouro 14 quilates e tem 63,5 milímetros de diâmetro. Os organizadores avaliam seu valor em 5.500 dólares canadenses (cerca de 15.850 reais)


As equipes de segurança do centro de convenção encontraram sua pasta com o celular jogados debaixo de uma arquibancada, mas não a medalha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)