(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nono rinoceronte morre após traslado a parque no Quênia


postado em 17/07/2018 19:30

Um nono rinoceronte-negro, criticamente ameaçado de extinção, morreu após uma operação fracassada para levar os animais a uma nova reserva no sul do Quênia, informou o ministro do Turismo do país nesta terça-feira.

Inicialmente, oito rinocerontes foram reportados mortos após a tentativa, no mês passado, de transferir 11 exemplares dos parques nacionais de Nairóbi e Lake Nakuru para Tsavo East.

Detetives da polícia foram chamados e receberam o prazo de uma semana para determinar o que causou as mortes, disse o ministro do Turismo, Najib Balala, em uma entrevista coletiva em Nairóbi.

"Nove deles morreram devido a razões que ainda estamos investigando. O relatório preliminar que recebemos dos especialistas do Serviço de Vida Selvagem do Quênia disse que foi devido à água salgada" que eles beberam, acrescentou.

O ministro confirmou que viu os 18 chifres que pertenciam aos animais mortos e que nenhum deles desapareceu após as mortes.

A realocação de animais ameaçados de extinção envolve sedá-los durante a jornada e reanimá-los depois, em um processo que acarreta riscos.

Mas a morte de tantos de uma só vez é sem precedentes.

Entre 2005 e 2017, um total de 147 rinocerontes foram deslocados desta forma no Quênia, com apenas oito mortes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)