(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Comissão Europeia se reunirá com Trump em Washington


postado em 17/07/2018 14:30

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, viajará em 25 de julho a Washington para se reunir com o presidente Donald Trump e tentar solucionar o conflito comercial que opõe os Estados Unidos e a União Europeia (UE), anunciou nesta terça-feira o Executivo europeu.

"O presidente Juncker e o presidente Trump trabalharão para melhorar o comércio transatlântico e construir uma associação econômica mais forte", afirma o comunicado da Comissão Europeia.

"Os dois dirigentes vão discutir sobre a cooperação profunda entre os governos e as instituições da União Europeia e dos Estados Unidos em um grande número de temas, como política exterior e segurança, a luta contra o terrorismo, a segurança energética e o crescimento econômico", acrescentou.

A Casa Branca publicou um comunicado quase idêntico ao da Comissão, mas diferentemente do texto europeu, não mencionava uma "cooperação profunda" entre as duas regiões.

A Comissão se negou a detalhar as intenções de Juncker no plano comercial desta reunião, que acontecerá na Casa Branca.

"Nós estamos preparando nossa estratégia e não seria oportuno de minha parte discuti-lo aqui", afirmou na terça-feira Margaritis Schinas, porta-voz da instituição, em coletiva de imprensa.

Segundo as fontes europeias, uma reunião entre os Estados-membros prevista para quarta-feira servirá para estabelecer a posição do bloco antes da viagem.

Bruxelas e Washington atravessam um conflito comercial desde 1 de junho, quando a segunda impôs tarifas sobre aço e alumínio europeus, citando "segurança nacional".

Os europeus replicaram imediatamente, estabelecendo impostos sobre uma série de produtos americanos emblemáticos, como manteiga de amendoim e motos Harley-Davidson.

Donald Trump ameaçou, então, impor tarifas adicionais de 20% sobre veículos importados da UE, uma medida que teria consequências muito mais duras que os impostos sobre o aço e o alumínio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)