(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Executado no Japão antigo guru da seita Aum condenado por ataque com sarin


postado em 05/07/2018 22:06

O antigo guru da seita Aum, Shoko Asahara, condenado à morte por sua responsabilidade no ataque com gás sarin contra o metrô de Tóquio em março de 1995, foi executado na manhã desta sexta-feira, informou a imprensa japonesa.

O ministério da Justiça ainda não confirmou a informação divulgada pelas redes de televisão.

Shoko Asahara - cujo verdadeiro nome era Chizuo Matsumoto - estava há anos no corredor da morte, como seus doze 12 cúmplices envolvidos no atentado com gás sarin que matou 13 pessoas e causou lesões, algumas irreversíveis, em outras 6.300.

Em 20 de março de 1995, executando um plano bem montado, vários membros da seita Aum Verdade Suprema, criada por Asahara, espalharam o gás sarin pelos vagões do metrô da capital.

Em um primeiro momento, ninguém entendeu o que estava acontecendo naquela manhã, em plena hora do rush, quando vários passageiros começaram a sufocar, sem ver nada, em várias estações das linhas atacadas.

Antes do atentado, que chocou o país, o Japão assistiu ao crescimento da Aum entre os anos 1980 e 1990, entre espanto e angústia.

O guru Asahara participava de programas de televisão e fez estrados durante as campanhas eleitorais, conseguindo atrair a atenção dos cidadãos japoneses, incluindo jovens cientistas de alto nível, médicos e advogados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)