(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Democratas atacam Trump por separar famílias de imigrantes


postado em 19/06/2018 23:00

Legisladores democratas atacaram nesta terça-feira o presidente Donald Trump por sua política de separar famílias de imigrantes que entram ilegalmente nos Estados Unidos, em protestos realizados nos corredores do Capitólio.

"Presidente, por acaso o senhor não tem filhos?!" - gritou Juan Vargas, membro da Câmara de Representantes, quando Trump saía de uma reunião com seus aliados republicanos.

"Gostaria de ser separado de seus filhos?!" - insistiu Vargas.

Trump se limitou a virar e a sorrir para as câmeras situadas atrás de meia dúzia de legisladores democratas que exibiam fotos de menores chorando e cartazes com a frase: "Famílias devem permanecer unidas".

"Deixe de separar as crianças" de seus pais, gritou outro parlamentar, enquanto a equipe da Casa Branca, incluindo a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, caminhava pelos corredores após a reunião sobre imigração com legisladores republicanos.

Longe de ceder à polêmica causada pela separação de famílias, Trump quer que o republicanos apresentem um projeto de lei para regularizar a situação.

A política de "tolerância zero", com ações de detenção sistemática de imigrantes ilegais na fronteira com o México e o consequente processo penal contra os maiores, já levou à separação de 2.342 menores de seus pais entre 5 de maio e 9 de junho.

Esses menores - com idades entre 1 e 18 anos - ficam retidos em centros de acolhida, onde dormem em colchões sobre concreto em unidades rodeadas de cercas metálicas que dão, ao conjunto, a impressão de uma enorme jaula.

Apesar das persistentes críticas, Trump voltou a defender a medida nesta terça-feira: "quando você processa os pais por entrar ilegalmente, você precisa separá-los dos filhos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)