(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição nicaraguense convoca greve de 24 horas


postado em 12/06/2018 22:06

Uma aliança de oposição nicaraguense convocou nesta terça-feira uma greve geral de 24 horas para a quinta, como medida de pressão para que o governo do presidente Daniel Ortega retome o diálogo e pare com a repressão violenta, que já deixou 148 mortos em 56 dias de protestos.

"Esta será uma paralisação cívica e pacífica envolvendo todo o país e todas as atividades econômicas, exceto às relacionadas com a preservação da vida e a cobertura dos serviços básicos para a população", informou a Aliança Nacional pela Justiça e a Democracia, que reúne empresários, estudantes e setores da sociedade civil.

O comunicado, lido por José Adán Aguerri, presidente do Conselho Superior da Empresa Privada (COSEP), informa que a greve começará à 00H00 local (03H00 Brasília) de quinta-feira e terminará 24 horas depois.

O país está semiparalisado há quase dois meses por uma onda de protestos contra o governo, iniciada em 18 de abril contra a reforma da Previdência.

"Exortamos todos os donos de negócios, pequenos e médios empresários, profissionais independentes e outros a fechar seus estabelecimentos", assinala o comunicado.

Os opositores exigem de Ortega "uma resposta imediata" à proposta dos bispos católicos, que na semana passada propuseram um plano de democratização como base para a retomada do diálogo com a oposição, em busca de uma saída para a crise política e social.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)