(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário-geral da ONU pede investigação sobre ataques na Síria


postado em 10/06/2018 22:00

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu neste domingo uma investigação dos ataques aéreos que acredita-se que foram realizados por jatos russos na Síria, matando dezenas de pessoas, incluindo crianças.

O ataque aéreo na noite de 7 a 8 de junho teve como alvo a aldeia de Zardana, na província de Idlib, e deixou 44 mortos, incluindo seis crianças, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha.

Em um comunicado, Guterres expressou "profunda preocupação" com os bombardeios e pediu uma "investigação completa sobre os ataques, especialmente as alegações de que houve também um segundo ataque visando os socorristas, para estabelecer responsabilidades".

Ele lembrou que Idlib faz parte do acordo de desescalada para a Síria alcançado entre a Turquia, a Rússia e o Irã, e pediu que os garantes defendam seu compromisso.

A maior parte da província de Idlib é dominada por uma série de grupos islamitas e jihadistas, com apenas algumas partes controladas pelo governo apoiado pela Rússia.

Desde que a Rússia interveio em seu apoio, em 2015, o governo recuperou o controle de cerca de metade do país.

Mais de 350.000 pessoas foram mortas na guerra da Síria desde que esta começou, em 2011, com a brutal repressão de protestos contra o governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)