(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nasa lança foguete para realizar novos experimentos no espaço

A bordo, além de uma outra espaçonave, vão também equipamentos diversos e comida


postado em 21/05/2018 09:12 / atualizado em 21/05/2018 12:13

(foto: Aubrey GEMIGNANI / (NASA/Aubrey Gemignani) / AFP)
(foto: Aubrey GEMIGNANI / (NASA/Aubrey Gemignani) / AFP)

A nave não tripulada Cygnus, da empresa Orbital ATK, decolou nesta segunda-feira (21) a bordo do foguete Antares com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), transportando experimentos de alimentos para astronautas, jardinagem, frio extremo e formação de cimento em microgravidade.

O foguete branco Antares, decorado com a bandeira americana, foi lançado a partir da ilha Wallops, na Virgínia, às 04h44.

A nave Cygnus transporta três toneladas de carga, incluindo 34 experimentos. Trata-se do nono de uma série de lançamentos da Orbital ATK como parte de um contrato de 1,9 bilhão de dólares firmado com a Nasa para reabastecer o posto avançado orbital.

A SpaceX também executa missões de abastecimento, com seu foguete Falcon 9 e sua cápsula de carga Dragon.

Entre outros experimentos a bordo, um criará as temperaturas mais baixas alcançadas pelo homem, através do laboratório Cold Atom Lab (CAL), que a agência espacial americana espera que leve a novos avanços na física moderna.

"CAL é capaz de baixar a temperatura 10.000 milhões de vezes mais que o vácuo do espaço. Para isso, usa lasers e forças magnéticas para desacelerar os átomos até que eles estejam quase imóveis", explicou a Nasa em um comunicado.

"Os resultados desta pesquisa podem levar a uma série de tecnologias melhoradas, incluindo sensores, computadores quânticos e relógios atômicos usados %u200B%u200Bem espaçonaves", acrescentou.

A bordo também está o primeiro sistema comercial europeu destinado a aumentar o acesso dos pesquisadores ao laboratório espacial, oferecendo cubos de experimento "plug-and-play", que são baratos e fáceis de instalar e remover.

O International Commercial Experiment, ou ICE Cubes Service, é uma joint venture entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a empresa belga Space Application Services (SpaceAps).

Para os exploradores humanos estabelecerem um acampamento em Marte, eles precisarão construir habitats para viver e locais para proteger seus equipamentos, e um experimento tem como objetivo testar como o cimento age no espaço para ver se ele endurece e se solidifica como na Terra.

Se tudo correr conforme o planejado, a carga chegará na quinta-feira à estação espacial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)