...
Publicidade

Estado de Minas

Independente Margarita Zavala retira candidatura presidencial no México


postado em 16/05/2018 17:24

A independente Margarita Zavala anunciou nesta quarta-feira (16) a retirada de sua candidatura à Presidência do México, para a qual ocupava o quarto lugar das preferências, segundo a maioria das pesquisas, em declarações à emissora local Televisa.

"Retiro a candidatura da disputa por um princípio de congruência, por um princípio de honestidade política, mas também para deixar em liberdade os que generosamente me apoiaram e para que tomem a sua decisão como devem tomar nesta difícil disputa", disse Zavala em um vídeo divulgado nas redes sociais da emissora.

A retirada da candidata, esposa do ex-presidente mexicano Felipe Calderón (2006-2012), poderia favorecer o aspirante Ricardo Anaya, que lidera uma coalizão de direita e esquerda, e que aparece em segundo lugar nas preferências, liderada pelo esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

Após a notícia de sua retirada, Anaya, que foi companheiro de militância de Zavala no conservador Partido Ação Nacional (PAN), ao qual ela renunciou, a qualificou como uma "mulher corajosa e de princípios", em uma mensagem divulgada pelo Twitter.

"Suas contribuições ao país, e em particular a esta disputa eleitoral, foram muito valiosas. A ela e a sua equipe, todo o meu reconhecimento", escreveu Anaya.

Segundo a mais recente "pesquisa das pesquisas" do site Oraculus, Zavala contava com 4,4% das preferências, comparada com os 43,4% de López Obrador, 29,3% de Anaya e 20,2% do candidato governista José Antonio Meade.

Zavala havia alcançado a candidatura após conseguir reunir as 860 mil assinaturas exigidas pela autoridade eleitoral mexicana aos candidatos independentes, em um processo afetado pela polêmica devido às muitas irregularidades cometidas por alguns candidatos na coleta de assinaturas.

O tribunal eleitoral mexicano avalizou a candidatura de outro independente, Jaime Rodríguez, conhecido como "El Bronco" - que aparece em último nas pesquisas - apesar de ter apresentado centenas de milhares de assinaturas fraudulentas entre seus apoios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade