(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

No volante de um caminhão, Putin inaugura ponte que liga Crimeia e Rússia


postado em 15/05/2018 21:06

O presidente russo, Vladimir Putin, conduziu nesta terça-feira um grande caminhão de construção para testar uma ponte que liga o sul da Rússia e a península da Crimeia, anexada da Ucrânia em 2014.

Projeto de Putin para mostrar que a Crimeia se uniu à Rússia de uma vez por todas, a ponte com 19 quilômetros levou dois anos para ser construída e custou US$ 3,6 bilhões.

Putin viajou para o sul da Rússia para inspecionar o canteiro de obras e liderar a cerimônia de abertura da ponte. Depois de receber um comunicado da construtora, de propriedade de seu amigo de infância Arkady Rotenberg, Putin pulou em um caminhão Kamaz laranja com dois engenheiros para liderar um comboio com várias dúzias de caminhões em toda a extensão.

"Vamos pegar a estrada!", disse o presidente rsusso.

O test drive desta terça-feira levou pouco menos de 20 minutos e foi transmitido ao vivo pela televisão estatal russa. Repórteres e câmeras estavam estacionados em vários pontos ao longo da rota.

O governo ucraniano reagiu mal à abertura da obra. O presidente Petro Poroshenko criticou a ponte como "mais uma prova do Kremlin que ignorou a lei internacional" e "uma tentativa de legitimar a ocupação temporária da península da Crimeia".

Anexação

Putin anexou a Crimeia em março de 2014, após uma votação local às pressas. A União Europeia e os Estados Unidos impuseram sanções à Rússia pela mudança. Apenas um punhado dos aliados mais fiéis da Rússia, como a Venezuela e a Síria, reconheceram a Crimeia como parte da Rússia.

(AP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)