(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente argentina Cristina Kirchner será julgada por lavagem de dinheiro


postado em 14/05/2018 20:24

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner e seus dois filhos serão julgados por lavagem de dinheiro no caso envolvendo o aluguel de hotéis da família, informou uma fonte judicial.

A justiça entendeu que os Kirchner formaram "um complexo esquema societário com a finalidade de recolocar no mercado parte do dinheiro obtido com fraudes envolvendo o Estado", revela decisão publicada no Centro de Informação Judicial da Suprema Corte.

Cristina Kirchner e seus filhos Máximo e Florencia tiveram ainda 800 milhões de pesos (31 milhões de dólares) embargados.

Segundo o processo, os denunciados obtinham dinheiro "através da concessão irregular de obras públicas na província de Santa Cruz" (sur), feudo político do finado presidente Néstor Kirchner.

Além dos Kirchner, o processo envolve ainda Cristóbal López, ex-líder de um império de negócios na Argentina, já detido por sonegação de impostos.

Cristina Kirchner é senadora e Máximo ocupa uma cadeira de deputado no Congresso.

O processo é conhecido como "Hotesur", nome da administradora dos hotéis dos Kirchner, e foi deflagrado em 2004 por uma denúncia da então deputada opositora Margarita Stolbizer.

Kirchner já responde a outros processos, envolvendo a concessão de obras públicas ao empresário Lázaro Báez; o encobrimento de acusados pelo atentado contra a associação judaica AMIA (1994), e por operações financeiras do Banco Central no final de seu segundo mandato com o "dólar futuro".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)