Publicidade

Estado de Minas

Duas listas antissistema lideram eleições no Iraque


postado em 13/05/2018 20:00

As duas listas antissistema ocupavam as primeiras posições nesta segunda-feira, segundo os resultados parciais das eleições legislativas no Iraque, aos quais a AFP teve acesso, à frente da do atual premier, Haider Al-Abadi.

A aliança inédita entre o líder religioso xiita Moqtada Sadr e os comunistas, que apresentou um programa contra a corrupção, liderava os resultados em seis das 18 províncias e ocupava a segunda posição em outras quatro.

A Aliança da Conquista, uma lista de ex-combatentes das Forças de Mobilização Popular, cuja ação foi chave na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), liderava em quatro províncias. A lista, que inclui autoridades próximas do Irã, aparecia em segundo em outras oito províncias.

Abadi, que tem o apoio da comunidade internacional, não aparecia em primeiro em nenhuma província, salvo na de Nínive, cuja capital é Mosul.

Em um primeiro momento, várias autoridades políticas afirmaram que o atual premier liderava os resultados, e lhe atribuíram 60 cadeiras.

As cifras, no entanto, podem mudar, pois não levam em conta os votos de quase 700 mil membros das forças de segurança iraquianas, nem dos quase 1 milhão de iraquianos que vivem no exterior.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade