(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA elogiam eleição no Iraque e exortam a 'governo inclusivo'


postado em 12/05/2018 17:06

Os Estados Unidos parabenizaram neste sábado o Iraque por sua primeira eleição legislativa após a declaração a vitória sobre o grupo extremista Estado Islâmico (EI), e destacaram a importância de se formar um "governo inclusivo".

Os membros eleitos do parlamento iraquiano "terão a importante tarefa de formar um governo inclusivo, que responda às necessidades de todos os iraquianos", apontou um comunicado do secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

"Esperamos que este processo seja feito rapidamente, e dentro do calendário constitucional, para que o Iraque possa continuar avançando em direção a um futuro mais seguro, mais próspero e mais brilhante", disse Pompeo.

As forças americanas invadiram o Iraque em 2003 e derrubaram o então ditador Saddam Hussein, e embora tenham se retirado em 2011, alguns assessores militares americanos ainda permanecem no país.

A corrupção e a violência religiosa devastaram o Iraque durante anos, mas o país entrou em um período de calma depois de ter dado duros golpes contra o EI.

A eleição parlamentar iraquiana acontece em um momento de tensões crescentes entre Irã e Estados Unidos, depois de que Washington anunciou sua retirada do acordo nuclear com Teerã de 2015, gerando temores de que tenha início uma luta de poder que desestabilize o Iraque.

Pompeo indicou que os cidadãos iraquianos "de todos os grupos étnicos e religiosos, e das 18 províncias, incluindo os deslocados internos, fazem com que suas vozes sejam ouvidas".

Washington "está disposta a se associar com os líderes iraquianos à medida que seguimos para construir uma relação a longo prazo de cooperação e amizade entre nossas duas nações" que "contribuirá com a estabilidade na região, a paz crescente e a prosperidade no Iraque", acrescentou Pompeo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)