(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cientistas advertem para risco de erupção em grande escala de vulcão no Havaí


postado em 11/05/2018 06:06

Cientistas alertaram nesta sexta-feira para o risco de uma erupção em grande escala do vulcão Kilauea do Havaí, que está em atividade há vários dias.

A erupção começou na semana passada no arquipélago americano e agora está ainda mais intensa, informou o Serviço de Parques Nacionais, que nesta sexta-feira decidiu fechar o parque em que se localiza o vulcão.

De acordo com os cientistas, os níveis de lava dentro da cratera estão diminuindo, o que poderia ser o prelúdio de uma grande erupção, afirmou a geofísica Ingrid Johanson, do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), ao jornal Los Angeles Times.

O cientista Donald Swanson, também da USGS, disse que a água poderia começar a mesclar-se com o magma e gerar vapor. E se o vapor provocar um aumento da pressão, "isto pode provocar repentinamente uma explosão".

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco do Havaí.

Sua erupção na semana passada foi precedida por um terremoto de 5 graus de magnitude em sua parte sul. Na sexta-feira passada foi registrado um terremoto de 6,9 graus, o mais potente no Havaí desde 1975.

Centenas de pessoas foram obrigadas a abandoar a região como medida de segurança e lava destruiu algumas estruturas na área conhecida como Leilani Estates.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)