(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tribunal de Chicago rejeita medidas de Trump contra 'cidades santuário'


postado em 19/04/2018 20:30

O Tribunal Federal de Apelações de Chicago rejeitou nesta quinta-feira os esforços do governo de Donald Trump de retaliar as chamadas "cidades santuário" para imigrantes ilegais.

A corte determinou que o departamento de Justiça não pode cortar certas verbas federais destinadas às cidades que se negam a cooperar com as severas medidas adotadas pelo governo em Washington contra os imigrantes em situação ilegal.

Desde o ano passado, o departamento de Justiça tenta punir cidades, estados e outras jurisdições que omitem informações aos agentes federais de imigração sobre imigrantes ilegais detidos por outros motivos.

O presidente Trump acusa as chamadas "cidades santuário" de permitir que criminosos reincidentes permaneçam em liberdade e ordenou às autoridades federais que adotem ações contra tal situação.

O tribunal de Chicago concluiu que se o Congresso aprova as verbas com base em seu poder de determinar o orçamento, o departamento de Justiça não tem o direito de bloquear tais fundos.

"Somos um país que respeita a separação dos poderes e temos que nos manter sempre vigilantes neste esforço", destacou o tribunal.

O porta-voz do departamento de Justiça criticou duramente a decisão e afirmou que "seguiremos lutando para (...) proteger a segurança pública e manter os criminosos longe das ruas...".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)