(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rapper Kendrick Lamar ganha Pulitzer inédito


postado em 16/04/2018 19:48

Kendrick Lamar se tornou nesta segunda-feira (16) o primeiro rapper a ganhar o Prêmio Pulitzer da música, um feito alcançado por sua habilidade de relatar o cotidiano afro-americano.

Com o Pulitzer, o jovem de 20 anos da historicamente empobrecida comunidade de Compton, em Los Angeles, se soma à lista de compositores americanos célebres como Aaron Copland, Charles Ives e John Adams.

A junta que concede os Pulitzer, que também premiam a literatura e a imprensa, deu o prêmio a Lamar por "DAMN.", uma exploração do som clássico do hip-hop para um artista que muda de rumo musicalmente a cada novo álbum.

Em seu anúncio, a junta do Pulitzer descreveu "DAMN". como "uma coleção de canções virtuosas, unidas por sua autenticidade vernácula e seu dinamismo rítmico, que oferece vinhetas que capturam a complexidade da vida afro-americana moderna".

"DAMN.", que alcançou o topo da lista de álbuns nos Estados Unidos, foi um passo à frente no discurso racial que Lamar iniciou em seu álbum anterior, "To Pimp a Butterfly", que por sua vez deu voz ao movimento Black Lives Matter (As vidas dos negros importam).

O álbum começa com Lamar abordando indiretamente seu papel cultural com um trecho de um talk show conservador no qual suas letras contra a violência policial são criticadas. Este trecho também aparece na canção "XXX.", uma reflexão sobre os Estados Unidos, presente na obra do U2.

Mas boa parte do álbum é mais pessoal e introspectiva, e nela explora as armadilhas da fama, como na canção "HUMBLE"., e apresenta o alter ego de Lamar, Kung Fu Kenny.

A junta do Pulitzer raramente premia a música de massa. No ano passado, o prêmio foi para o compositor experimental de ópera Du Yun. No entanto, em meados dos anos 1990, introduziu mudanças para permitir que o prêmio fosse mais inclusivo.

O Pulitzer contemplou artistas de jazz como Wynton Marsalis e Ornette Coleman. O hip hop também foi reconhecido na categoria drama com "Hamilton", versão moderna de Lin-Manuel Miranda dos pais fundadores dos Estados Unidos, contemplada em 2016.

Apesar dos grandes elogios a Lamar, o artista ainda não ganhou o prêmio mais prestigioso da indústria da música, o Grammy para Álbum do Ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)