(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-oficial de programa químico duvida que ataque tenha afetado capacidade síria


postado em 14/04/2018 15:18

Nova York, 14 - Um ex-oficial do programa de armas químicas da Síria afirmou que os ataques comandados na noite desta sexta-feira pelos EUA, com o apoio do Reino Unido e da França, atingiu "partes" do programa, "mas não o coração". A declaração se contrapõe às informações dadas na manhã deste sábado pelo Pentágono americano, que declarou que a ação tinha sido bem sucedida, "atingindo o coração" do programa sírio.

Adulsalam Abdulrazek disse neste sábado que é improvável que os ataques tenham reduzido a capacidade do governo sírio de produzir ou lançar novos ataques. Segundo ele, havia cerca de 50 armazéns na Síria que armazenavam armas químicas antes do programa ser desmantelado, em 2013.

Falando diretamente do norte da Síria, controlado pelos rebeldes, Abdulrazek disse acreditar que as instalações de armazenamento fixas permanecem intactas ou foram apenas ligeiramente deslocadas. Para ele, o programa de armas químicas sírio foi apenas parcialmente desmontado porque Damasco não permitiu inspeções de estoques e capacidades existentes.

Fonte: Associated Press


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)