(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela fixa em mil euros investimento mínimo para comprar petro


postado em 27/03/2018 19:36

O investimento mínimo para comprar o petro - a criptomoeda lançada pelo governo venezuelano diante dos problemas de liquidez e sanções dos Estados Unidos - foi estabelecida em mil euros, segundo o site da moeda virtual.

"Leve em conta que o investimento mínimo é de mil euros para transferências bancárias", alerta o sistema, no qual é preciso se registrar para adquirir o petro em uma venda pública iniciada na semana passada.

Os fundos devem ser transferidos a contas estatais em euros ou rublos.

O presidente Nicolás Maduro e altos funcionários esperam que o petro se torne um meio de pagamento de bens e serviços para os venezuelanos, mas o montante base de mil euros é inalcançável para a maioria.

Cerca de 13 milhões de trabalhadores recebem o salário mínimo - em uma população economicamente ativa de 19,5 milhões, segundo o governo. A renda é de 1.307.646 bolívares, equivalente a 4,5 euros no mercado negro e 21,3 na cotação oficial.

O bolívar se desvalorizou 93,2% desde 1º de fevereiro em meio à hiperinflação - estimada em 13.000% pelo FMI para 2018 - e à escassez de alimentos e produtos básicos.

A idade mínima para comprar o petro é 18 anos.

Na semana passada, os Estados Unidos proibiram suas empresas e cidadãos de negociar essa criptomoeda, indicando que o governo de Maduro usa para driblar sanções financeiras contra a Venezuela e sua petroleira PDVSA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)