(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guterres alarmado com ataques químicos na Síria


postado em 21/03/2018 21:06

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou nesta quarta-feira seu alarme em relação às denúncias de ataques químicos na Síria, exortando o Conselho de Segurança a adotar medidas diante destes "graves crimes".

O apelo ocorre após Guterres se reunir, nesta terça-feira, com o diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que investigou mais de 70 casos de ataques com gás tóxico na Síria desde 2014.

"O secretário-geral está alarmado com as persistentes denúncias de utilização de armas químicas na Síria", assinala a declaração da ONU.

O emprego de armas químicas é "injustificável e abominável", e também é consequência "da falta de resposta a tal uso". "A impunidade não pode prevalecer em relação a tais crimes graves".

Guterres renovou seu apelo ao Conselho de Segurança "para demonstrar unidade e resolver este assunto".

O diretor-geral da OPAQ, Ahmet Uzumcu, informou na terça-feira que recebeu várias denúncias sobre o emprego de armas químicas no enclave sírio de Ghuta Oriental.

A missão de observação criada pela OPAQ já investigou mais de 70 casos de ataques com gás tóxico na Síria desde 2014, de um total de 370 denúncias, segundo Uzumcu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)