(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE reage com medidas tarifárias contra Harley-Davidson, Bourbon e Levi's


postado em 02/03/2018 23:00

A União Europeia prepara medidas de retaliação contra empresas americanas, após o anúncio do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas às importações de aço e alumínio para os Estados Unidos.

"A UE prepara contramedidas que envolvem os direitos de importação de produtos americanos, principalmente de Harley-Davidson, Bourbon e Levi's", revelou nesta sexta-feira a porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Trump anunciou na quinta-feira sua intenção de taxar as importações de aço em 25% e as de alumínio, em 10%, alegando a necessidade de proteger a indústria siderúrgica nacional, mas não citou os países envolvidos na medida.

Se os Estados Unidos querem estabelecer barreiras, "seremos tão estúpidos" como eles, advertiu Juncker, acrescentando que preferia não "fazê-lo".

Horas antes, o presidente do Executivo comunitário havia declarado que a UE não ficaria de "braços cruzados enquanto a indústria e os empregos europeus são ameaçados", acrescentando que a "Europa precisa de uma política comercial para se defender".

Na véspera, Juncker lamentou a decisão de Trump e prometeu uma "reação firme e proporcional" da União Europeia.

Nesta sexta-feira, o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, disse à AFP que ainda há uma "pequena possibilidade" de se evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos.

Katainen revelou que as medidas de retaliação europeias, já "preparadas há algum tempo", estão alinhadas com as regras da Organização Mundial do Comércio e compensariam as potenciais perdas da indústria europeia, segunda produtora mundial de aço, atrás apenas da China.

Os Estados Unidos importam 30 milhões de toneladas de aço ao ano, totalizando 24 bilhões de dólares, sendo o maior importador do mundo, segundo o ministério alemão da Economia.

Quatro países respondem por 50% destas importações: Brasil, México, Canadá e Coreia do Sul.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)