(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A vez do Oscar em tempos de #MeToo


postado em 02/03/2018 15:36

O Oscar encerra no domingo uma temporada de prêmios marcada pela guerra contra os abusos sexuais e a desigualdade de gênero em Hollywood.

Os escândalos, que começaram com as revelações perturbadoras contra o produtor Harvey Weinstein, deram vida a movimentos como o #MeToo e o Time's Up contra estes abusos e a favor de mais equidade.

O Oscar já encarou, no passado, fortes críticas por falta de diversidade racial e de gênero, e este ano sem dúvida "esses temas estarão presentes", disse à AFP Tim Gray, vice-presidente da Variety e editor de prêmios.

"As pessoas em Hollywood estão falando de diversidade, dos movimentos #TimesUp e #NeverAgain, embora seja difícil dizer algo significativo em 45 segundos".

Os 8.500 membros da Academia do cinema dos Estados Unidos - da que Weinstein foi expulso - votaram até terça-feira, e as previsões colocam "A forma da água", do mexicano Guillermo del Toro, entre as favoritas, junto com "Três anúncios para um crime".

Também "Viva - A vida é uma festa", o filme de animação da Pixar e Disney inspirado no Dia dos Mortos no México, e "Uma mulher fantástica", do chileno Sebastián Lelio, protagonizado pela atriz trans Daniela Vega.

O comediante Jimmy Kimmel será novamente o apresentador do Oscar, que este ano é organizado com muito cuidado para não repetir o fiasco do ano passado, quando Warren Beatty e Faye Dunaway receberam o envelope errado e entregaram o prêmio de melhor filme para "La La Land: Cantando estações", quando na verdade era "Moonlight: Sob a luz do luar".

"A Academia estará alerta", estimou o crítico de cinema Peter Debruge. "Mas de vez em quando um erro humano dá emoção ao show".

- "Bálsamo para a alma" -

"A forma da água" conta a história de amor entre uma faxineira muda e um humanoide anfíbio preso em uma base ultrassecreta nos Estados Unidos da Guerra Fria.

"O mais bonito que ouvi é que o filme curou emocionalmente alguém ou que foi uma espécie de bálsamo para a alma", disse à AFP Del Toro, indicado em 2007 por "O labirinto do fauno", que ganhou três estatuetas, embora não a de melhor diretor.

"A forma da água" recebeu no total 13 indicações ao Oscar, mais do que qualquer outro filme, incluindo a de melhor direção, na qual o mexicano é o favorito, após ter ganhado o Globo de Ouro, o Bafta e o prêmio do sindicato de atores.

Nessa categoria concorre também Greta Gerwig por "Lady Bird", a única diretora indicada este ano e apenas a quinta nas 90 edições deste prestigioso prêmio.

Na categoria de melhor fotografia, foi indicada a primeira mulher na história do Oscar: Rachel Morrison, por "Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi".

Segundo o site de previsões Gold Derby, o Oscar de melhor filme irá para "Três anúncios para um crime", o drama dirigido por Martin McDonagh - não indicado - sobre uma mulher que aluga três outdoors para protestar contra a lentidão da investigação policial sobre a morte de sua filha.

O longa - que tem sete indicações, uma a menos que o filme bélico "Dunkirk" - deve levar também os prêmios pelas atuações de Frances McDormand e Sam Rockwell.

Gary Oldman provavelmente voltará para a casa com o Oscar por sua aclamada interpretação como o primeiro-ministro britânico Winston Churchill em "O destino de uma nação", indicado em um total de seis categorias, assim como "Trama fantasma".

Segundo a imprensa especializada, nenhum filme dominará os prêmios.

"Não me lembro de um ano com tanta incerteza, há ao menos quatro candidatos fortes" ao Oscar de melhor filme, disse Gray.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)