(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palestino é morto no mar por soldados israelenses


postado em 25/02/2018 14:42

Um palestino a bordo de um barco na costa da Faixa de Gaza foi morto neste domingo por soldados israelenses, informou um porta-voz militar do Estado judeu.

De acordo com o Exército, três palestinos a bordo de um barco cruzaram os limites da zona de pesca autorizada. "Eles se recusaram a obedecer as ordens para parar ou recuar. Os soldados abriram fogo e um deles ficou gravemente ferido antes de morrer".

Os outros dois palestinos foram presos, acrescentou o Exército.

O sindicato de pescadores da Faixa de Gaza afirmou à AFP que era um barco de pesca. Ele indicou que foi informado sobre a morte de um palestino e a prisão de dois outros.

Um porta-voz do Hamas, o movimento islamita no poder na Faixa de Gaza, Abdel Latif Qanoua, descreveu a morte do pescador como "um crime horrível pelo qual a ocupação (israelense) é responsável e que assume a forma de uma agressão permanente contra o povo palestino".

Israel impõem à Faixa de Gaza, enclave palestino encravado entre seu território, o Egito e o Mediterrâneo, um estrito bloqueio terrestre, aéreo e marítimo.

Incidentes ocorrem regularmente no mar com a marinha israelense, com ocasionalmente a morte de pescadores de Gaza.

Os palestinos afirmam que são atacados mesmo quando não atravessam o limite imposto por Israel, que os limita a uma zona de pesca insuficiente, de acordo com eles, para exercer seu comércio corretamente.

No território asfixiado economicamente e devastado por três guerras entre 2008 e 2014, a pesca faz sobreviver, com dificuldade, cerca de 4.000 famílias.

Os acordos de Oslo assinados em 1993 prevêem uma zona de pesca de 20 milhas náuticas. Mas Israel diminuiu várias vezes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)